Resumo da Ação
Conforme dados recentes do Ministério do Meio Ambiente (BRASIL, 2014), o Brasil possui 16,9% de sua área continental protegida sob a forma de Unidades de Conservação (UCs). Estas, de acordo com a Lei nº 9.985/2000, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), são espaços territoriais legalmente instituídos pelo Poder Público, sob regime especial de administração e com o objetivo principal de conservar a biodiversidade (BRASIL, 2000).
O Plano Estratégico Nacional de Áreas Protegidas (Decreto n. 5.758, 2006), documento que apresentou os princípios e diretrizes que devem nortear as ações a serem desenvolvidas em UCs, apontou que uma das estratégias para o alcance da consolidação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) é o fortalecimento da comunicação, da educação e da sensibilização pública para participação e controle dessas áreas, promovendo o desenvolvimento sustentável e a redução da pobreza. Um instrumento que auxilia nesse processo é o uso público, o qual fortalece a apropriação da sociedade em relação às UCs e estimula a economia local, promovendo a geração de renda e emprego, com potencial de minimizar os conflitos socioambientais entre as comunidades e estas áreas.
Orientado por este cenário, no ano de 2020 foi criado o Programa GAUPUC - Grupo de Apoio ao Uso Público em Unidades de Conservação, que tem como objetivo principal o fortalecimento do uso público ordenado em unidades de conservação, através de ações que atinjam três grupos diversos de atores - os gestores dessas áreas, os prestadores de serviços associados à visitação e os visitantes. O presente evento é uma ação vinculada ao Programa e, como tal, tem como princípio que o fortalecimento do uso público em unidades de conservação promove a revalorização dessas áreas junto a sociedade. A presente proposta constituiu-se em um ciclo de quatro web conferências que abordaram diferentes aspectos relacionados aos tema, especificamente: desafios e caminhos para a gestão; o papel da condução de visitantes; o trade turístico e o desenvolvimento local e a contribuição das instituições de ensino. O evento teve a participação de 15 palestrantes e 194 ouvintes ao vivo. Além disso, o evento divulgou o programa de extensão e o IFRS para um grande número de pessoas. Até o momento, as quatro web conferências disponibilizadas no canal do You tube do Gaupuc obtiveram-se cerca de 2000 visualizações.
Objetivos
Promover a revalorização das unidades de conservação junto a sociedade, buscando assim contribuir para o alcance do principal objetivo dessas áreas, a conservação da natureza;
Incentivar e apoiar o desenvolvimento de parcerias entre a sociedade e o Estado, de modo a viabilizar o uso público em unidades de conservação;
Desenvolver e avaliar estratégias de promoção do uso público das unidades de conservação junto a sociedade.
Programação do Ciclo de Web Conferências
(Clique nas imagens para acessar as videoconferências no nosso canal do Youtube)